segunda-feira, 3 de maio de 2010

Nakagin Capsule Tower


Ginza, Tóquio, Japão

Concepção / construção :1970-1972


Área de Construção: 429.51m ²

Área útil Total: 3,091.23 m²

Aço e Concreto Armado

1 cave + 11 e 13 andares




O Nakagin Capsule Tower é a arquitetura do mundo o primeiro cápsula construídas para uso real. Capsule projeto de arquitetura, o estabelecimento da cápsula de quarto e de inserção da cápsula em uma mega-estrutura, manifesta a sua contemporaneidade com outras obras da arquitetura libertado mais tarde de 1960, em Archigram Inglaterra particular do grupo, Paulo França Memon e Friedman Yona


O Nakagin Capsule Tower assume o desafio da questão de saber se a produção em massa pode expressar uma qualidade diversa novo. A torre também se esforça para criar um espaço para o indivíduo como uma crítica ao Japão, que modernizou sem sofrer qualquer estabelecimento de um "eu".


Kurokawa desenvolveu a tecnologia para instalar as unidades de cápsula em um núcleo de concreto com apenas 4 parafusos de alta tensão, bem como fazer as unidades destacáveis e substituíveis. A cápsula foi projetada para acomodar o indivíduo como qualquer um apartamento ou um espaço do estúdio, e conectando unidades também pode acomodar uma família. Completo com equipamentos e mobiliário, de sistema de áudio do telefone, o interior da cápsula é pré-montado em uma fábrica fora do local. O interior é então içada por um guindaste e presa ao eixo do núcleo de concreto.


O Nakagin Capsule Tower realiza as idéias do metabolismo, a substituição, recycleablity como o protótipo da arquitetura sustentável.


O Nakagin Capsule Tower tem sido pré-seleccionados para Património Mundial pela Comissão Inter-nacional do Docomomo International desde 1996.

Fonte :

http://www.kisho.co.jp/page.php/209

A Torre Cápsula

Como nossa primeira postagem iremos começar com uma breve historia sobre a obra.

Nome Original: Nakagin Capsule Tower

Kisho Kurokawa a projetou em 1972, após esta primeira construção, foram construídas outras, todas elas com quartos pequenos que possuem um comodo e um banheiro, podendo ser quarto e banheiro, ou um escritório com banheiro.
As peças são pequenas propositalmente, para dar mais visibilidade aos detalhes do projeto, podendo também ser conectadas uma a outra de maneiras diferentes para aumentar ou diferenciar espaço, caso seja necessário.
Cada peça, ou módulo como é chamado, é preso a um dos dois eixos principais com apenas quatro parafusos de alta tensão e de modo a permitirem facilmente a subtituição ou alteração de cada unidade.
Na construção do prédio as cápsulas foram fabricadas separadamente e depois acopladas uma a uma às torres do edifício. A ideia foi criar uma espécie de Lego em tamanho real, onde as pessoas poderiam mudar a disposição dos módulos e criar ambientes diferentes.