quarta-feira, 5 de maio de 2010

Kisho Kurokawa

Nascido em Kanie (Aichi), Kurokawa estudou arquitectura na Universidade de Quioto, graduando-se em 1957. Frequentou a Universidade de Tóquio, tendo por orientador Kenzo Tange. Kurokawa recebeu o mestrado em 1959 e inscreveu-se para doutoramento mas não o concluiu, abandonando-o em 1964.

Com alguns colegas fundou o Movimento Metabolista em 1960. Era um movimento japonês avant-garde que procurava fundir e reciclar os estilos de arquitectura no contexto asiático. O movimento teve muito êxito, e os seus membros receberam grandes elogios do Cotillion Beautillion de Takara na Feira Mundial de 1970em Osaka. O grupo desintegrou-se pouco depois.

Kurokawa escreveu extensivamente sobre filosofia e arquitectura e foi um professor muito activo. Escreveu que há duas tradições inerentes em qualquer cultura: a visível e a invisível. O seu trabalho, indicava, tinha a tradição invisível do Japão. Em 1972 recebeu uma bolsa da Fundação Graham para ensinar no Museum of Science and Industry de Chicago.

Kurokawa foi um líder no movimento da arquitetura metabolismo da década de 1960, que teve como objetivo mesclar elementos de
humanismo com estruturas adaptáveis e flexíveis. A torre da cápsula é um dos principais exemplos deste movimento.
Kisho Kurokawa faleceu em 2007,de insuficiência cardíaca aos 73 anos.



Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário